FREEMASONS
SUN YAT SEN LODGE N. 8

Como se tornar Maçon

Via site da Grande Loja Unida de Portugal
Grande Loja Unida de Portugal, quer que uma nova geração de Maçons sirva Portugal e, através destes Homens, transmitir os seus princípios e valores.
O Principio e Objetivo Primordial da Grande Loja Unida de Portugal é a Regularidade – que visa a recuperação dos landmarks bem como dos princípios e valores da maçonaria regular em toda a sua virtude.
A Grande Loja Unida de Portugal, sendo uma Grande Loja Regular, pugna pela transmissão da prática efetiva dos seus princípios basilares -justiça, da liberdade de pensamento, da solidariedade, fraternidade, verdade e honestidade, pelos seus membros. Assim, esta é uma Grande Loja que pretende e trabalha pela recuperação da tradição, na sua pureza orientadora de ações e condutas dos respetivos membros, que se pretendem igualmente homens íntegros, livres e de bons costumes, descontaminados dos vícios e más práticas da sociedade. A Grande Loja Unida de Portugal, através das suas ações visa assim difundir às atuais e futuras gerações os seus valores e princípios.

Como entrar | Como ser Maçon
A adesão à Maçonaria e à Grande Loja Unida de Portugal deve fundamentar-se numa decisão livre, individual responsável de cada candidato, a quem apelidamos de profano.
A Maçonaria não pratica nenhum tipo de interferência, pelo que qualquer candidatura de entrada deve emanar de uma vontade expressa e de um convencimento interior do próprio candidato.
A Grande Loja Unida de Portugal é uma instituição absolutamente aberta a todos aqueles que estejam interessados em saber algo mais sobre a Maçonaria, seja por simples curiosidade, seja porque admitem a possibilidade de solicitar a sua adesão e ingresso. Consideramos que é recomendável e desejável que o candidato disponha de suficiente conhecimento sobre os princípios e finalidades da Maçonaria para poder tomar uma decisão livre e fundamentada.

Requisitos para ser Maçon
Todo o candidato que pretende vir a pertencer à Maçonaria, terá que reunir os três requisitos seguintes:
1.Ser um cidadão LIVRE, posto que a candidatura à iniciação em Maçonaria, pressupõe uma inata liberdade individual, sem qualquer tipo de pressão, influência, dependência, de qualquer tipo ou de qualquer circunstância que lhe corte essa liberdade.
2.Ser um cidadão de BONS COSTUMES, o mesmo é dizer, digno de confiança, honrado na sua vida privada, social, na sua forma de trabalhar, e de boa reputação.
3.ACREDITAR NA EXISTÊNCIA DE UM PRINCIPIO SUPERIOR E CRIADOR, o candidato tem de acreditar num Ente Superior, num Principio Criador de todo o Universo, a que se denomina comumente de Deus, e que os maçons, respeitando sempre a liberdade do individuo perante qualquer crença particular, denominam de Grande Arquiteto do Universo.
Para ser Maçon, deverá ainda ser-se Homem e ter atingido a maioridade. Importa informar que não existe qualquer restrição quanto à nacionalidade, grupo social ou religião do candidato.

O candidato a Maçon deve ter capacidade de compreensão dos conceitos filosóficos da Ordem e dispor de uma “ciência, arte, oficio, ou rendimento” tal como conta da expressão dos antigos ditames da Ordem.


This information is for read-only and belongs to Sun Yat Sen Lodge n.8

Powered by Wild Apricot Membership Software