FREEMASONS
SUN YAT SEN LODGE N. 8

Quem somos

Representamos uma das mais antigas sociedades fraternais do mundo. Uma sociedade que foi fundada há 300 anos, em Londres, pela acção conjugada de várias dezenas de maçons operativos e especulativos que se reviam nas antigas tradições dos talhadores da pedra. Somos uma sociedade formada por homens preocupados com a crise dos valores morais e espirituais que perpassa nas nossas sociedades e que usam rituais para recordar as nossas origens e ajudar-nos no aperfeiçoamento interior como serres humanos, ajudando a criar um melhor futuro colectivo.  Estamos abertos a todos os homens de todas as raças e religiões e ainda os que não as têm mas acreditam num Ser Criador autor da vida e do universo, que sejam homens livres, honestos, de bons costumes e que se identifiquem com os três grandes princípios da nossa Augusta Ordem: Amor FraternalCaridade e Verdade. Ao aderirem a estes princípios esperamos que isso seja motivo de encorajamento para outros seguirem o exemplo. Somos um elo de ligação no grande círculo de Organizações Fraternais do Sudeste Asiático e da Ásia do Sul e essa a razão que adoptámos o inglês como língua de comunicação no trabalho ritualístico.

 

YR

Como lugar onde homens de diversa proveniência, profissões e diversidade cultural se reúnem, Macau representa pela sua rica história a perfeita união da fraternidade, do progresso intelectual e da pluralidade, as quais são pedras de toque da Ordem Maçónica. Onde qualquer um pode se tornar um Irmão [Frater], ao dedicar-se ao progresso da Humanidade através de acções de solidariedade e assistência e na participação cívica na resolução dos problemas de Macau. O homem torna-se grande quando se baixa para ajudar uma criança. Como Mestres Maçons nós jurámos, pela nossa honra, devotarmo-nos a esse objectivo e envidar todos os esforços para ajudar Macau a torna-se um lugar de aglutinação e melhor para todos. Convidamo-lo a fazer o mesmo juramento e a juntar-se a nós em união fraternal e amiga.

 

A nossa origem? Em 21 de Maio de 2014, cinco Maçons de diversas Grandes Lojas do mundo reuniram-se em jantar e decidiram que era tempo de estabelecer em Macau uma Loja Regular que fosse o reflexo do mosaico de culturas e raças que Macau é. Em Setembro de 2017 a Loja aderiu à Grande Loja Unida de Portugal, seguindo um convite antigo do Respeitabilissimo Grão-Mestre, R:.I:. Paulo Cardoso. Nessa oportunidade e na reunião do Solstício de Inverno da Grande Loja foi atribuída à Loja o número 8, passando-se a reunir à segunda quinta feira do mês em Macau, em lugar a coberto da indiscrição dos profanos. O rito da Loja é o York, seguindo uma tradição que vindo dessa cidade inglesa migrou para os Estados Unidos onde alicerça um dos mais importantes ritos maçónicos. O nosso ritual é inspirado no antiquissimo ritual de Duncan.

Junte-se a nós e ajude a construir um Macau mais fraterno, solidário e harmonioso e através disso um mundo melhor. Mande um email para:  sec.syslodge@gmail.com nós reagiremos de imediato.


This information is for read-only and belongs to Sun Yat Sen Lodge n.8


Powered by Wild Apricot Membership Software